Segue a programação da Semana da Cultura Árabe em Santa Maria. Nessa quinta-feira (23), às 18h, ocorre uma roda de conversa na Sala Inovadora da Antiga Reitoria da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), com diferentes gerações de árabes da cidade, mediada pela vice-reitora da instituição, Martha Adaime. Na sexta-feira (24), no mesmo local, será exibido o filme O Paraíso Deve ser Aqui (2019), indicado ao Festival de Cannes, com comentários de Alexandre Maccari e da historiadora Vitória Hussein.
A Semana da Cultura Árabe é uma ação do projeto de extensão Casa das Nações - Diplomacia Universitária, do Núcleo Interdisciplinar de Interação Jurídica Comunitária/Residência - NIIJuC/R da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Vinculado ao Departamento de Direito, o projeto também compõe o Comitê de Identidade e Recursos Naturais do Distrito Criativo Centro-Gare.
O principal objetivo do evento é valorizar e educar sobre a colaboração dos povos árabes no Distrito Criativo de Santa Maria. Libaneses e palestinos são as principais nacionalidades árabes a contribuir com o comércio da cidade.
+ Receba as principais notícias de Santa Maria e região no seu WhatsApp
Na programação, já foi exibido o filme Sob o Céu do Líbano (2003), que está comemorando 20 anos do prêmio Leão de Prata, no renomado Festival de Veneza. A exibição contou com comentários dos pesquisadores Alexandre Maccari e Neida Morales.
A comemoração das oito décadas de independência do Líbano, promovida pela Sociedade Cultural Libanesa de Santa Maria, também fez parte da Semana da Cultura Árabe, bem como palestras e exposições de objetos, roupas e documentos.
Mais informações podem ser encontradas no Instagram do evento.
ÁRABES
Os povos árabes estão presentes em diversos países na África e na Ásia, como Arábia Saudita, Argélia, Barein, Cata, Egito, Emirados Árabes Unidos, lêmen, Iraque, Jordânia, Kuwait, Líbano, Líbia, Marrocos, Omã, Palestina, Somália, Sudão, Síria e Tunísia.
O termo árabe denomina um grupo étnico, caracterizado por compartilhar uma mesma cultura. Em resumo, os árabes têm idioma, história, culinária, dança e música muito semelhantes. Contudo, eles praticam diversas religiões, podendo ser islâmicos, cristãos, drusos, entre outros.
Agende-se
- Dia 23, às 18h – Roda de conversa com diferentes gerações árabes, na Antiga Reitoria (Rua Floriano Peixoto, 1.184, Centro)
- Dia 24, às 19h – Exibição e debate do filme O Paraíso Deve Ser Aqui, na Antiga Reitoria (Rua Floriano Peixoto, 1.184, Centro)